A educação, segundo a
concepção platônica, visava testar as aptidões dos alunos para que apenas os
mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser
governantes.
Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que
pregava a renuncia do indivíduo em favor da comunidade. Somente os que fossem
bem-sucedidos se tornariam governantes ou “guardiães do Estado”. Todo
o sistema educativo de Platão se baseia na procura da Verdade cuja posse
definirá o verdadeiro filósofo e também o verdadeiro político. Platão
acreditava que os homens são diferentes por natureza, devendo ser colocados em
classes que correspondam às diferenças básicas, desenvolveu um plano
educacional que atenderia a essa necessidade. Segundo Platão, se o Estado
adotasse tal sistema educacional, teria uma sociedade ideal, na qual todos se dedicariam
ao trabalho para o qual fossem aptos e estivessem preparados, e a sociedade,
assim, seria feliz. Quando sugere o sentido da Educação como Paidéia (Educação
integral – corpo e alma), como um meio de construção de uma república ideal,
sedimentada no Bem, no Justo e no Belo, ele dá um caráter muito parecido com o
que entendemos de educação hoje. Platão aponta uma perspectiva que ainda
alimenta a mística da educação como promoção e qualidade do ser. Ou seja, uma
coletividade justa e voltada para o bem nasce de um processo em que os
indivíduos são educados para a construção Justiça, embora ela nem sempre seja
fácil de ser conceituada, fundamentada ou mesmo justificada pela argumentação.
Aristóteles
aponta na Politéia, de Homero, há uma proposta educacional muito curiosa, pois
os deuses têm características humana. Não só formas, mas atitude humana como
ciúme, raiva, amor etc. Isso já dá uma perspectiva interessante, ou seja, se
investimos na qualificação do nosso ser, através da educação, podemos alcançar
um nível mais elevado de nossa existência, muito embora não tenhamos o dom da
imortalidade, podemos nos assemelhar aos deuses na busca do conhecimento. Para
Aristóteles a Educação é superior às leis e o círculo da ciência do ser humano
se “fecha” na educação. A educação deve ser pública e deve ser direcionada para
a virtude. A virtude depende em boa parte da educação, da experiência e do
tempo. Para Aristóteles, a virtude se define pelo meio termo entre o excesso e
a falta, ou seja, é o meio termo entre dois defeitos. A doutrina
platônica é insuficiente, como explicação, para Aristóteles, porque ela é incapaz
de buscar uma causa que sustente o encadeamento de causas que é necessário para
compreender os problemas relativos aos seres humanos. As tentativas de
explicações que existiam até então, não eram suficientes segundo o pensador de
Estagira, porque a concepção das ideias inatas não tem procedência na
reminiscência, mas procedem dos sentidos por efeito da atividade do espírito,
como ele aponta logo no primeiro capítulo do fragmento.
As teorias de Platão e Aristóteles, ressaltando o emprego da
educação pelo Estado como meio de preparar bons cidadãos, exercem grande
influência em nossa sociedade para criar cidadãos que possam defendê-la,
torná-la melhor, mais justa e mais humana. Vale ainda, salientar que o estudo
da história da educação é indispensável ao conhecimento da educação contemporânea.
O percurso histórico possibilita encontrar o caminho de uma educação realmente
voltada para o desenvolvimento pleno do homem e sua realização como cidadão, procura
educar o homem para uma boa convivência em sociedade, em grupo, respeitando as
leis e as individualidades. Para
Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos
pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem
moral. Deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos
alunos.
Referência: filosofead.blogspot.com/.../influencia-de-platao-e-aristoteles-na.html
Ainda podemos ressaltar que Platão procurava empregar a educação para a escolha de homens para os vários deveres de um grupo social. Em cada caso, porém, procurava selecioná-los em termos de sua capacidade, segundo era descoberta pelo próprio sistema educacional. É evidente que Platão considerava a educação uma questão de interesse estatal. E a educação segundo Aristóteles é superior às leis e o círculo da ciência do humano se "fecha" na educação. A educação deve ser pública e deve ser direcionada para a virtude. A virtude depende em boa parte da educação, da experiência e do tempo. Para Aristóteles, é praticando as virtudes que nos tornamos virtuoso.
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