O termo “ontologia”vem do campo da filosofia que se preocupa com o estudo do ser ou existência, lida com a nossa constituição mais íntima, isto é, com o nosso ser. A Ontologia de Aristóteles oferece categorias primitivas, tais como substância e qualidade, é uma ciência do Ser, da Essência humana.
A compreensão do papel filosófico da educação reside na tentativa de nos remetermos para fora de nós mesmos, mantendo o nosso ser, fazendo desse movimento uma construção dos conceitos que orientam e direcionam o nosso agir, recriando um ambiente em que o coletivo se efetiva pela qualificação das pessoas. Percebemos, no entanto, que o ensino não é somente transmissão de conceitos ou conteúdos, mas um treinamento ontológico, uma forma de lapidar os seres para que possam conviver de forma mais harmônica na sociedade. No caso de computação e da ciência da informação, ontologia é um termo técnico denotando um artefato que é projetado para uma finalidade, que é a de permitir a modelagem de conhecimento sobre algum domínio, real ou imaginário. A expressão tem sido adotada desde o início por pesquisadores de Inteligência Artificial (IA), que reconheceram a sua aplicabilidade ao trabalho da lógica matemática e eles argumentaram que poderiam criar novas ontologias como modelos computacionais que permitiriam certos tipos de raciocínio automatizado.
Outro conceito: O termo Ontologia é originário da filosofia grega. Ontologia é um ramo da filosofia que lida com a nossa constituição mais íntima, isto é, com o nosso ser. Esse termo foi introduzido por Aristóteles para desenvolver um conhecimento, uma ciência do Ser, da Essência humana. O Conceito de Ontologia originou-se na Grécia Antiga com os estudos de Platão e Aristóteles, termo originário da filosofia grega ontos e logoi (Conhecimento do Ser).
ResponderExcluir