PEDAGOGIZADOR
Se resume a instruir, reproduzir um tipo de conhecimento que não é
relevante para as reais necessidades do aluno. Submete os conteúdos científicos
a objetivos explícitos de cunho ético, filosófico, político, que darão uma
determinada direção (intencionalidade) ao trabalho com a disciplina e a formas
organizadas do ensino. Nesse sentido, converter a ciência em matéria de ensino,
é colocar parâmetros pedagógico-didáticos na docência da disciplina, ou seja,
juntar os elementos lógico-científicos da disciplina com os políticos-ideológicos,
éticos.
INTERSUBJETIVIDADE
Busca
produzir sujeitos capazes de linguagem e de ação, calcadas em razões e
argumentações justificadas, legítimas, exigências fundamentais para atender às
demandas sociais, culturais, econômicas e éticas da modernidade. É umas das áreas que envolve a vida do homem tem como
intuito de discutir os rumos da sociedade – indivíduo como sujeito e ator
social, que reflete sobre os problemas da sociedade, interpreta, participam,
dialoga, enfim, luta por interesses comuns. Uma educação guiada pela
intersubjetividade tem em vista a valorização social, política, econômica e
ética. Assim, a prática da intersubjetividade no campo da educação supera o
modelo “pedagogizador” ao tornar indivíduos mais livres, autônomos, capazes de
avaliar seus atos à luz dos conhecimentos, à luz das normas sociais legítimas,
tendo propósitos lúcidos e sinceros, abertos à crítica.
A escola deve levar em consideração as
mudanças que ocorrem na sociedade, discutindo inclusive, o modelo
técnico-científico pautado pela razão instrumental, no sentido de preparar o
educando para lidar com os fenômenos que dele surgem, como por exemplo, a
globalização, a crise econômica e a política de mercado. Assim, a prática da intersubjetividade
no campo da educação supera o modelo “pedagogizador” ao produzir indivíduos
mais livres, autônomos, capazes de avaliar seus atos à luz dos acontecimentos,
à luz das normas sociais legítimas e legitimadas pelos processos jurídicos e
políticos, usando suas próprias cabeças, e tendo propósitos lúcidos e sinceros,
abertos à crítica.
Educar é produzir sujeitos capazes de linguagem e de ação, calcadas em razões e argumentações justificadas, legítimas, exigências fundamentais para atender às demandas sociais, culturais, econômicas e éticas da modernidade.
ResponderExcluirEsse modelo tem sido um dos maiores desafios contemporâneos e seus críticos buscam superá-lo. Seu suporte é a consideração de que há dois fatores estanques em todos os processos em que algum tipo de conhecimento seja requerido: um sujeito de conhecimento de um lado, e uma realidade a ser conhecida de outro.